segunda-feira, 18 de agosto de 2008

EXERCÍCIO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL

Leiam esta notícia:

Espaço Ciência comemora Dia do Mangue com muitas atividades

O dia internacional dos manguezais é comemorado no dia 26 de julho, devido ao período de férias escolares, a equipe pedagógica do Espaço Ciência - único museu do mundo a possuir em suas instalações um manguezal natural -, transferiu as atividades de comemoração para o dia 16 de agosto. A intenção é possibilitar a participação de um maior número de estudantes, despertando a conscientização em torno da preservação do ecossistema manguezal, tão presente no Recife.
Com o tema “Salve os manguezais” o evento contará com palestras sobre o ecossistema manguezal, trilha ecológica no manguezal Chico Science, passeios de barco, apresentações culturais e uma palestra especial sobre a biologia, curiosidades, importância e preservação do caranguejo-uçá. Além de tudo isso, durante o evento será inaugurado o jogo “Mangue Limpo”.
O “Mangue Limpo” é a mais nova atividade da Trilha Ecológica do Espaço Ciência, trata-se de um jogo de perguntas e respostas, no qual duas equipes disputam a limpeza do manguezal. Um painel que retrata o manguezal será utilizado para que as equipes, à medida que respondam corretamente as perguntas sobre meio ambiente, possam retirar o lixo do manguezal. Ganha a equipe que conseguir deixar o “Mangue Limpo”. Cerca de 120 estudantes já estão confirmados.


No último dia 26 foi comemorado o dia internacional dos manguezais. Então baseado no tema (O MANGUE), pesquisem o seguinte:

Baseado no tema acima (O MANGUE), pesquisem o seguinte:

1 - Definição sobre Manguezal e sua importância;

2 - Características sobre sua fauna e exemplos;

3 - Características sobre sua Flora e exemplos;




Esse trabalho deverá ser entregue invariavelmente no dia 29 DE AGOSTO e de forma ESCRITA.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

14 DE AGOSTO - DIA DO COMBATE A POLUIÇÃO

A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.



Para deixar mais claro, vamos citar um exemplo: uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com materiais, dejetos e coisas que venham a prejudicar os peixes que ali vivem, chegando a matar algumas espécies. Isso será uma forma de poluição.
No dia 14 de agosto é comemorado o dia do Combate à Poluição. Muita gente não sabe disso, nem sequer pensa em combater a poluição. Mas saibam que isso é muito importante, não só uma vez ao ano e sim diariamente.
A Poluição contamina os rios, o ar e o solo. O ser humano só sobrevive se tiver estes três aliados em perfeito estado. Sem água ninguém sobrevive, sem ar não respiramos, sem comida saudável fenecemos.

Existem inúmeros tipos de poluição. Isso é o que veremos com a nossa pesquisa de hoje.
A atividade dessa semana, será pesquisar e postar a definição e alguns exemplos desse mal que assola nosso planeta.
Exemplo: Poluição Visual é excesso de elementos ligados à comunicação visual.
Alguns Exemplos são cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc.

Vocês podem pesquisar a definição e exemplos dos seguintes tipos de poluição:
- Poluição Atmosférica
- Poluição Urbana
- Poluição da Água
- Poluição do Solo
- Poluição Sonora Entre outros.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

EXERCÍCIO DE REAVALIAÇÃO

A paródia é uma imitação. A maioria das paródias são feitas de forma cômica (engraçadas), de uma composição literária. Em outras palavras é uma imitação, mas de forma que o texto torne-se diferente do original.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.
Para esse exercício de recuperação será feita uma paródia com uma canção do grande Luiz Gonzaga, a canção chama-se XOTE ECOLÓGICO.


Xote Ecológico- Luiz Gonzaga



Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu.