O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
O uso de balões e fogos de artifício durante São João no Brasil está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais.
Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei devido ao risco de incêndio. Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltados de cinco a sete balões para se identificar o início da festança.
Levantamento do Corpo de Bombeiros do Rio mostra que, no ano passado, dos 8,4 mil incêndios florestais registrados no Estado, 25% foram provocados por queda de balões e que o custo do reflorestamento por ano é da ordem de R$ 21,6 milhões. Em 2007, a maior incidência de incêndios foi registrada nas regiões do Vale do Paraíba e Serrana.
Os balões juninos são perigosos porque não podem ser controlados. Basicamente, eles são feitos de armação de arame, bambu ou ferro encapada com papel, levando internamente uma tocha ou bucha para esquentar o ar dentro do balão e fazê-lo subir. Muitos levam ainda bandeiras, enfeites ou até mesmo fogos de artifício em suas caudas. Dependendo da sua estrutura e das condições atmosféricas, os balões podem alcançar grandes distâncias e altitudes. Quando caem, os prejuízos podem ser incalculáveis. Existem vários riscos que são causados pelos balões, como por exemplo:
Incêndios florestais e Incêndios em áreas urbanas.
Você também pode fazer a sua parte de forma bem simples:
Basta não soltar balões e procurar comunicar àqueles que você conhece que além de vários danos que ele pode causar ao meio ambiente, também é crime soltar balão.
Agora vocês irão pesquisar outros tipos de riscos que podem ser provocados pelos balões e, em seguida, postarão aqui.
terça-feira, 3 de junho de 2008
05 DE JUNHO - DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE
A organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a Conferência de Estocolmo (Suécia), em 5 de junho de 1972 e, pela importância de suas recomendações a respeito do meio ambiente e pela repercussão internacional que a conferência teve, a Assembléia Geral da ONU declarou 5 de junho o Dia Internacional do Meio Ambiente.
Preservar e defender o meio ambiente, ajudar a sobrevivência de qualquer vida, mesmo a mais insignificante, não é apenas um assunto de moda; é uma preocupação que deve ser levada a sério em qualquer sociedade.
Não faltam leis de proteção às florestas, as quais dispõem sobre mineração, as que estabelecem normas para o uso de poluentes, conservação do solo, proteção à fauna terrestre e aquática. Todavia os nossos mares continuam sendo poluídos, as florestas saqueadas, os campos queimados, animais caçados etc.
Então responda:
Por que será que mesmo existindo leis para proteger o meio ambiente ainda existe tanta destruição? Dê sua opinião a respeito dp assunto.
Assinar:
Postagens (Atom)