sexta-feira, 26 de setembro de 2008

OS MARES E OCEANOS

A superfície do planeta Terra é recoberta por uma imensa massa líquida (cerca de 71%) que alguns chamam de oceano mundial, tradicionalmente dividido em 4 oceanos menores - o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Ártico.
Cada um deles engloba diversas porções menores, chamados de mares, delimitados normalmente por ilhas ou por recortes do litoral.



Os oceanos desempenham papel crucial no equilíbrio natural da Terra, especialmente por atuarem como reguladores térmicos.
Vale salientar também que os oceanos são locais de passagem, de contatos comerciais e culturais e também fontes de recursos bastante diversificados. A tradicional atividade pesqueira e a extração do petróleo têm se verificado de forma cada vez mais intensa. Em função da importância econômica dessas riquezas, a exploração dos espaços marítimos constitui, cada vez mais, objeto de competição internacional.
E é por esse bem tão importante para nós que foi dedicado o dia 12 de outubro - o dia dos mares.

Vocês viram aqui um pequeno resumo sobre essa importante fonte de área de nosso planeta. Mas não somos os únicos a reconhecer a importância dos oceanos e mares, diversos compositores e poetas cientes da importância dos oceanos e mares falaram sobre os eles em sua obra. Pesquisem poemas ou letras de música que falem sobre o mar ou o oceano, ou se preferir produza você mesmo um texto sobre o tema.

16 comentários:

Google+ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Google+ disse...

As Baleias
Roberto Carlos

Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Não é possivel que você suporte a barra
De olhar nos olhos do que morre em suas mãos
E ver no mar se debater o sofrimento
E até sentir-se um vencedor neste momento

Não é possivel que no fundo do seu peito
Seu coração não tenha lágrimas guardadas
Pra derramar sobre o vermelho derramado
No azul das águas que voce deixou manchadas

Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão

O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à fúria louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Como é possível que voce tenha coragem
De não deixar nascer a vida que se faz
Em outra vida que sem ter lugar seguro
Te pede a chance de existência no futuro

Mudar seu rumo e procurar seus sentimentos
Vai te fazer um verdadeiro vencedor
Ainda é tempo de ouvir a voz dos ventos
Numa canção que fala muito mais de amor

Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão

O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à furia louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Não é possivel que você suporte a barra

De: Mylena,Pedro H.,Renato

Anônimo disse...

Poema: O Mar

Uma imensidão de água. O Rei...onde até
mesmo os maiores rios se dirigem a ele.

Causador de uma imensa alegria devido
a sua respeitável beleza. Porém muito temido
também pela sua destemida fúria.

O Mar, gentil como uma criança...
olhando a Ave que voa, ele sempre
tira um sorriso de uma pessoa...

Autor: Nam Kyu Lee

Música: Mar

O que você me diz desse mar
Azul do mar que hora vem
Que horas vou chegar
Meus olhos fecham

Posso ver a onda me pegar
Aos pés do mar que hora vai
Que horas vou voltar
Meus olhos deixam

É um mar que bebe tanta gente
E o sol se pondo inda quente
Vê a lua iluminar mais
De inveja volta sorridente
É o sol bem antes do nascente
Mas a prata se desfez e se desfaz
Pra nunca mais, pra nunca mais voltar

O que você vê dentro do mar
Um verde-mar que sobe em mim
Eu vim só pra lhe dar
Minha mão sua

Posso ver o verde transbordar
Virar azul que desce assim
Eu vim lhe consolar
Minha mão, sua

E o mar insiste em levar daqui o sal
O sol de lá assiste quase triste
O mar tenta mais
Tão covarde some derradeiro
É o sol bem antes do primeiro giz da lua

Não voltará mais
O prata vai ficar
No céu, no mar, em paz
O que você é nesse meu mar

Compositor: Nando Freitas

Aluna: Bruna Suely

Anônimo disse...

O mar balança,
águas chacoalham
fazendo ondas,
trazendo à borda
o véu de espumas
aprilinas...
delírios mil
num vértice anil!...

Na bege
alfombra
embebida
o pélago
garimpa
e garimpa,
nas finas
partículas
da areia
arrefecida,
lambida
e enxaguada
vezes perdidas
no sempiterno
vai e vem
e, novamente,
recolhida
pela sua
enorme língua
oceânica!

gabriel galindo

Anônimo disse...

Hoje em dia os mares e oceanos estão sujos com lixos e isso prejudica tanto os peixes e pescadores que sobrevivem daquilo então se nós reciclamos teremos uma vida melhor um mundo mais limpo uma natureza lim pa e o mais importante o bem de todos.
By:Maria Eduarda Brandão Vaz.

Jogos Online disse...

Os oceanos desempenham papel crucial no equilíbrio natural da Terra, especialmente por atuarem como reguladores térmicos.
Vale salientar também que os oceanos são locais de passagem, de contatos comerciais e culturais e também fontes de recursos bastante diversificados. A tradicional atividade pesqueira e a extração do petróleo têm se verificado de forma cada vez mais intensa. Em função da importância econômica dessas riquezas, a exploração dos espaços marítimos constitui, cada vez mais, objeto de competição internacional.
Os oceanos desempenham papel crucial no equilíbrio natural da Terra, especialmente por atuarem como reguladores térmicos.
Vale salientar também que os oceanos são locais de passagem, de contatos comerciais e culturais e também fontes de recursos bastante diversificados. A tradicional atividade pesqueira e a extração do petróleo têm se verificado de forma cada vez mais intensa. Em função da importância econômica dessas riquezas, a exploração dos espaços marítimos constitui, cada vez mais, objeto de competição internacional.

lucas leal,breno e gabriel fernandes

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Hoje em dia os mares e oceanos estão sujos com lixos e isso prejudica tanto os peixes e pescadores que sobrevivem daquilo então se nós se consientizarmos de não jogar lixo nas ruas nós poderemos ter uma vida melhor!

By: Rebeka :D

Anônimo disse...

Música: Mar

O que você me diz desse mar
Azul do mar que hora vem
Que horas vou chegar
Meus olhos fecham

Posso ver a onda me pegar
Aos pés do mar que hora vai
Que horas vou voltar
Meus olhos deixam

É um mar que bebe tanta gente
E o sol se pondo inda quente
Vê a lua iluminar mais
De inveja volta sorridente
É o sol bem antes do nascente
Mas a prata se desfez e se desfaz
Pra nunca mais, pra nunca mais voltar

O que você vê dentro do mar
Um verde-mar que sobe em mim
Eu vim só pra lhe dar
Minha mão sua

Posso ver o verde transbordar
Virar azul que desce assim
Eu vim lhe consolar
Minha mão, sua

E o mar insiste em levar daqui o sal
O sol de lá assiste quase triste
O mar tenta mais
Tão covarde some derradeiro
É o sol bem antes do primeiro giz da lua

Não voltará mais
O prata vai ficar
No céu, no mar, em paz
O que você é nesse meu mar

Compositor: Nando Freitas

By:Dandara(Dandy) & Marilia(Lila)

Anônimo disse...

. 1] Pesquisem poemas ou letras de música que falem sobre o mar ou o oceano, ou se preferir produza você mesmo um texto sobre o tema.
R:



Oceano
Djavan
Composição: Djavan

Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão,
Dava prá ver o tempo ruir
Cadê você?
Que solidão!
Esquecera de mim?

Enfim,
De tudo o que
Há na terra
Não há nada em lugar
Nenhum!
Que vá crescer
Sem você chegar
Longe de ti
Tudo parou
Ninguém sabe
O que eu sofri...

Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor...

Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano
E esqueço que amar
É quase uma dor...

Só sei viver
Se for por você!

PEDRO LUIS , JARLESSON,GUILHERME

Anônimo disse...

MEU MAR
MEU MAR


Mar imenso,
Oceanos sem fim!...
a ti pertenço
tu fazes parte de mim

Em ti continuo amarrado
nestas ondas de esperança,
e num murmurio bem salgado,
amargurado, mas cheio de preserverança

Es o meu Leste, o meu guia,
tuas ondas são canções,
ternamente à luz do luar as ouvias
cheias de ritmo e emoções

Junto de ti anos vivi,
muitas tormentas passei,
a todas elas eu sobrevivi
e Graças a Deus sempre dei

Mar da China
de aguas barrentas, amareladas,
fizeram parte de minha sina
jamais serão olvidadas

Cadaveres em tuas aguas recolhi,
muitos naufragos salvei,
apertos no coração muitos senti,
milhares de refugiados auxilei

Imensas e fortes tempestades passei
na minha velha embarcação,
fortes pressões suportei
essas, as guardo no coração

Pelo rio das Perolas naveguei
muito tendo aprendido,
perolas essas!... não encontrei,
sendo por ti estimado e bem querido

Pelos cinco oceanos andei,
muitos mares eu percorri,
porem, no Mar da China me fixei
por tanto gostar de ti

Mar imenso, mar profundo !...
fostes meu berço de embalar,
por vezes abalroei, não fui ao fundo
e em ti continuei a navegar

Agora, no Mar da Poesia entrei,
vasto, enorme e desconhecido
no qual me aventurei
e em suas aguas estou perdido

Sulcando as palavras vou,
neste mar de papelada,
lutando com elas estou
escrevendo sem dizer nada

Piloto e poeta o não serei,
mas, rumos esses vou traçando,
porto seguro talvez alcançarei,
e neste batel da vida, pela musa aguardando

Gloria e fama em mim não cabem,
ignorante na poesia navegando irei,
tentando aprender com os que sabem
e corrigindo tudo aquilo que errei

Regressarei ao mundo das mares vivas
neste meu fraco navegar,
sobre estas ondas altivas
sem medo de naufragar

By: marina nunes ,lara miranda e fernanda leite.

Lygi F disse...

a canoa virou
eu vou deixar ela virar
foi por causa de ARIEL
q não soube remar♥

LucasLFS disse...

O Mar
Fonte:Vagalume


Uma imensidão de água. O Rei...onde até
mesmo os maiores rios se dirigem a ele.

Causador de uma imensa alegria devido
a sua respeitável beleza. Porém muito temido
também pela sua destemida fúria.

O Mar, gentil como uma criança...
olhando a Ave que voa, ele sempre
tira um sorriso de uma pessoa...

Autor: Nam Kyu Lee

Música: Mar

O que você me diz desse mar
Azul do mar que hora vem
Que horas vou chegar
Meus olhos fecham

Posso ver a onda me pegar
Aos pés do mar que hora vai
Que horas vou voltar
Meus olhos deixam

É um mar que bebe tanta gente
E o sol se pondo inda quente
Vê a lua iluminar mais
De inveja volta sorridente
É o sol bem antes do nascente
Mas a prata se desfez e se desfaz
Pra nunca mais, pra nunca mais voltar

O que você vê dentro do mar
Um verde-mar que sobe em mim
Eu vim só pra lhe dar
Minha mão sua

Posso ver o verde transbordar
Virar azul que desce assim
Eu vim lhe consolar
Minha mão, sua

E o mar insiste em levar daqui o sal
O sol de lá assiste quase triste
O mar tenta mais
Tão covarde some derradeiro
É o sol bem antes do primeiro giz da lua

Não voltará mais
O prata vai ficar
No céu, no mar, em paz
O que você é nesse meu mar

Anônimo disse...

Poema ao Mar
Luis Lêdo Motta Mello


No mar
profundo
fecundo
o monte
de fronte.
No espaço
abraço
enlaço
alado.
No mar encerro tudo,
lembrando o meu passado.

Sofro
contigo.
Tu sofres
depois.
O monte
assiste.
Sofremos
os dois.
Eu sou tuas
ondas,
na tua amplidão...
Vou - Lembro o amor que se foi.
Volto - Trago uma ilusão...


Também
banais
iguais
no sofrer
sem fim.
Por que
saber
sem ser
assim?
O mar
amar
sonhar
sonhar
o mar...
Ah! mar!...
Amado.
A noite vai chegando
o dia vai morrendo...
Eu me faço Sol
vou me escondendo.
Dormir
no infinitivo
de um amor
passado.

bruna de siqueira

Unknown disse...

Os mares são diferentes dos oceanos pela dimensão e posição geográfica. São considerados partes dos oceanos, localizando-se entre limites continentais. Também são menos profundos. O mar é salgado porque em suas águas há predomínio de cloreto de sódio, o sal de cozinha (aquele que a mamãe usa para temperar a comida) e também de cloreto de magnésio. A cor do mar varia entre azul e outras cores, como o verde e o cinza escuro. As causas dessas variações se devem ao reflexo do céu, à temperatura das águas, ou ainda, à presença de sedimentos coloridos ou substâncias no fundo do mar. As ondas do mar são causadas pelo vento e a velocidade delas varia muito, dependendo sempre da velocidade e intensidade da ventania.

Para outros significados de Oceano, ver Oceano (desambiguação).


Animação que exibe todos os oceanos do planeta. Um corpo de água contínuo que cerca a terra, o oceano global é dividido em áreas principais. Cinco divisões oceânicas são contadas geralmente: Pacífico, atlântico, índico, ártico, e antártico; os últimos dois alistados são consolidados às vezes nos primeiros trêsUm oceano (de Ωκεανός, "Okeanos"em grego) é um corpo principal da água salina, e um componente principal da hidrosfera. Aproximadamente 71% da superfície de Terra (uma área de uns 361 milhões de quilômetros quadrados) é coberta pelo oceano, um corpo de água contínuo que geralmente é dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Mais do que a metade desta área está sobre 3.000 metros (9.800 pés) de profundidade.

Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:

Oceano Pacífico
Oceano Atlântico
Oceano Índico
Oceano Glacial Ártico
Oceano Glacial Antártico -O mar é uma larga extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural, como o Mar Cáspio e o Mar da Galiléia. O termo é usado num sentido menos geográfico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do mar se referindo às águas oceânicas.


Mar contra recifes.A água do mar é transparente. Mas, quando se observa, ele parece azul, verde ou até cinzento. O reflexo do céu não torna o mar azul , o que torna o mar azul é o fato de que a luz azul não é absorvida ,ao contrario do amarelo e do vermelho. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros. Depois, aos quinze, some a amarela. Até chegar a um ponto em que só se verá o azul.

Anônimo disse...

Hoje em dia, infelizmente, a leitura está cada vez mais esquecida. Algumas pessoas já não se dão ao trabalho de nadar num mar. Só queria que isso não me acontecesse a mim, pois seria verdadeiramente horrível!

Eu não iria gostar que o meu dono me pusesse na estante e me deixasse lá a apanhar pó para sempre, mas, isso sim, que me desse utilidade, se interessasse a ler-me e ganhasse mais cultura.

Outra coisa que eu não queria que o meu dono me fizesse era riscar-me ou estragar-me as folhas. Aí seria o meu fim.

Gostaria que o meu dono fosse: ou um artista de Hollywood ou um inventor famoso. Mas desde que me tratasse bem, eu ficaria contente.

- Gonçalo Ribeiro Dias - 5º B - Nº 14 - thayanne 6 ano

Ler mais 14 leituras