terça-feira, 13 de maio de 2008

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É MITO?



Sustentável é aquilo que se pode manter, conservar; é o que pode permanecer e continuar, sem esgotar, a partir dos processos de renovação, de conservação. Sustentabilidade existe no mundo natural, na reciclagem da matéria. Os elementos químicos que formam o ar atmosférico, as rochas, o solo e a água são utilizados inicialmente pelos produtores, passam pelas cadeias alimentares, e os detritos, são decompostos pelos microorganismos, principalmente bactérias e fungos, sendo devolvido ao meio ambiente, e assim estão prontos para serem reutilizados, em um processo contínuo. A reciclagem, palavra de ordem da natureza é um dos fatores de equilíbrio que deveria ser imitado pela sociedade humana.

Pensar em desenvolvimento sustentável requer, em primeiro lugar, refletir sobre qualidade de vida. Muitas pessoas traduzem qualidade de vida como qualidade de produtos a serem consumidos e acumulados pelos indivíduos. Ao mesmo tempo, comparam a natureza a um grande supermercado, onde os produtos estão dispostos para serem tomados, independentemente de suas características e possibilidades de renovação e de sua articulação com os demais intensas prateleiras.

No entanto, percebe-se hoje, com mais clareza, que não existe espaço, suficiente no planeta para abrigar todo o resíduo das atividades humanas. Esse resíduo, conhecido simplesmente como lixo, é resultado de produção e consumo desenfreado, em nome de tecnologia, conforto e bem estar do ser humano. No entanto, começamos a defrontar com um grande problema: nem os princípios de reciclagem – reduzir, reutilizar e reciclar –, se fossem bem seguidos, poderiam nos livrar do problema do lixo. É preciso refletir não somente sobre esses três importantes princípios.

(TOMÉ, Maria Vitória Ferrari.www.redeambiente.org.br )



Interpretando o texto:


1 – A autora do texto que você acabou de inicia-o com uma definição. Transcreva-o com uma definição. Transcreva do texto a definição que ela dá para sustentável.

2 – Qual o problema que ela apresentou no segundo parágrafo?

3 – Quais os princípios da reciclagem presentes no texto?

4 – O texto fala sobre o que?

10 comentários:

pedro disse...

1-Sustentável é aquilo que se pode manter,conservar;é o que pode permanecer e continuar, sem esgotar,a partir dos processos de renovação,de conservação.

2-Fala que as pessoas compram coisas que não se podem reciclar e com isso vai poluindo.

3-Que a reciclagem ajuda a natureza reaproveitando o lixo.

4-Fala sobre os problemas que estão ocorrendo no planeta

gabriel galindo e pedro luis

Unknown disse...

01-sustentavel é o que se pode manter,conservar
02-refletir sobre a qualidade de vida
03-reduzir, reutilizar e reciclar
04-sobre o lixo que atinge nossas vidas

Unknown disse...

01-sustentavel é o que se pode manter,conservar
02-refletir sobre a qualidade de vida
03-reduzir, reutilizar e reciclar
04-sobre o lixo que atinge nossas vidas

LucasLFS disse...

1 – A autora do texto que você acabou de inicia-o com uma definição. Transcreva-o com uma definição. Transcreva do texto a definição que ela dá para sustentável.

Sustentável é aquilo que se pode manter, conservar; é o que pode permanecer e continuar, sem esgotar, a partir dos processos de renovação, de conservação. Sustentabilidade existe no mundo natural, na reciclagem da matéria. Os elementos químicos que formam o ar atmosférico, as rochas, o solo e a água são utilizados inicialmente pelos produtores, passam pelas cadeias alimentares, e os detritos, são decompostos pelos microorganismos, principalmente bactérias e fungos, sendo devolvido ao meio ambiente, e assim estão prontos para serem reutilizados, em um processo contínuo.

2 – Qual o problema que ela apresentou no segundo parágrafo?

Muitas pessoas traduzem qualidade de vida como qualidade de produtos a serem consumidos e acumulados pelos indivíduos. Ao mesmo tempo, comparam a natureza a um grande supermercado, onde os produtos estão dispostos para serem tomados, independentemente de suas características e possibilidades de renovação e de sua articulação com os demais intensas prateleiras.

3 – Quais os princípios da reciclagem presentes no texto?

No entanto, começamos a defrontar com um grande problema: nem os princípios de reciclagem – reduzir, reutilizar e reciclar –, se fossem bem seguidos, poderiam nos livrar do problema do lixo. É preciso refletir não somente sobre esses três importantes princípios. tempo

4 – O texto fala sobre o que?
Sobre o lixo...o texto tem como “fonte” a natureza morta,e depois se divide em partes dessa “Fonte”,tais como; Destruição,Desmatamento,queimadas,ETC.

By: Lucas Sousa(Lukas) e RenatO

Unknown disse...

01-sustentavel é o que se pode manter,conservar
02-refletir sobre a qualidade de vida
03-reduzir, reutilizar e reciclar
04-sobre o lixo que atinge nossas vidas

ass:maria eduarda vaz e taissa barros

Tiago Marques (DoNo Do BloG disse...

1 não jogar lixo nos lugares se não o
faturou da crianças não vai existe

2 saber a realidade da vida

3NNo entanto, percebe-se hoje, com mais clareza, que não existe espaço, suficiente no planeta para abrigar todo o resíduo das atividades humanas. Esse resíduo, conhecido simplesmente como lixo, é resultado de produção e consumo desenfreado, em nome de tecnologia, conforto e bem estar do ser humano. No entanto, começamos a defrontar com um grande problema: nem os princípios de reciclagem – reduzir, reutilizar e reciclar –, se fossem bem seguidos, poderiam nos livrar do problema do lixo. É preciso refletir não somente sobre esses três importantes princípios.o entanto, percebe-se hoje, com mais clareza, que não existe espaço, suficiente no planeta para abrigar todo o resíduo das atividades hu8produção e consumo desenfreado, em nome de tecnologia, conforto e bem estar do ser humano. No entanto, começamos a defrontar com um grande problema: nem os pm – reduzir, reutilizar e reciclar –, se fossem bem seguidos, poderiam nos livrar do problema do lixo. É preciso refletir não somente sobre esses três importantes princípios.


4 meio ambiente

arthur tiago jarlisso

Lygi F disse...

1)Sustentável é aquilo que se pode manter, é o que pode permanecer e continuar, sem esgotar, a partir dos processos de renovação, de conservação.

2)Muitas pessoas traduzem qualidade de vida como qualidade de produtos a serem consumidos e acumulados pelos indivíduos.

3)Produção e consumo desenfreado, em nome de tecnologia, conforto e bem estar do ser humano. No entanto, começamos a defrontar com um grande problema: nem os princípios de reciclagem – reduzir, reutilizar e reciclar –, se fossem bem seguidos, poderiam nos livrar do problema do lixo. É preciso refletir não somente sobre esses três importantes princípios.

4)o texto fala sobre o que é sustentável, como as pessoas traduzem a qualidade de vida e dos princípios da reciclagem.

by:Lygi e Bruna Suely

Agora sim! já tem dono disse...

1-o texto mostra a importancia do mito
2-falando da natureza
3-a preservação da reciclagem
4-o textofala sobre a impotancia do mito

Bruna de siqueira e thayanne
6 ano

Jogos Online disse...

1- eu acho que não devemos explora todo o rercurso não eu acho que so devemos retirar o nessesario para nossa sobrevivencia.

2- as pessoas compram em esseço e e não utilizam tudo e jogam fora tudo por isso a poluição

3-Fala sobre os problemas que estão ocorrendo no planeta

4-Fala sobre os problemas que estão ocorrendo no planeta

nome-gabriel fernandes mendes

Anônimo disse...

Eu queria tirar uma dúvida sobre o texto.“Sustentabilidade existe no mundo natural na reciclagem da matéria”.Em outras palavras,no mundo natural,ou seja,na natureza,a reciclagem é responsável pela sustentabilidade.Por que a autora uma um exemplo retirado da natureza ?