sexta-feira, 23 de maio de 2008

RECICLAGEM DO LIXO - MUITO MAIS QUE UMA SOLUÇÃO

Na semana de 26 a 30 de maio, iremos abordar o tema sobre a importância da reciclagem.
Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estão se esgotando. Mesmo assim, o assunto parece não interessar grande parte da população, o que é lamentável.
Para compreendermos a reciclagem é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados. Tendo em vista o tempo de decomposição natural de alguns materiais como o plástico (450 anos), o vidro (5.000 anos), a lata (100 anos), o alumínio ( de 200 a 500 anos), faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.
Atualmente a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. O que fazer e onde colocar tanto lixo é um dos maiores desafios deste final de século.



Benefícios da reciclagem
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.
Todo lixo produzido, normalmente é recolhido pelos caminhões e levado até as centrais de reciclagem e lá é separado e classificado para o reaproveitamento. Muitas famílias sobrevivem da venda deste material. A separação do lixo, orgânico (molhado) do inorgânico (seco), é importantíssima para o processo da reciclagem, uma vez que, quando misturado dificulta no processo de "garimpagem" dos catadores de lixo.
Nosso papel neste processo é muito simples: separar o lixo que produzimos. Não é possível reciclar em quantidades significativas se não houver, dentro de nossas casas, empresas e outros estabelecimentos, a separação do lixo por tipos de materiais.
Algumas constatações merecem destaque por sua importância: as garrafas de refrigerantes (PET) são transformadas em tecido para fazer calça jeans; uma tonelada de plástico reciclada economiza 130 quilos de petróleo; depois de reciclado, o plástico ainda pode virar carpetes, mangueiras, cordas, sacos, pára-choques; reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la; diversos tipos de papéis podem ser reciclados 7 vezes ou mais. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a reciclagem proporciona à sociedade, à economia, e ao meio ambiente.

Baseados no texto acima, pesquisem para a próxima aula, exemplos de materiais que podem ser reaproveitados (reciclados). Além de descrever esses materiais, mostre também exemplos de onde esse tipo de "lixo" pode ser reutilizado a partir da reciclagem.
Essa pesquisa deve ser entregue dia 06 de junho/2008. De forma escrita e individual.

6 comentários:

Unknown disse...

O lixo tem muitas coisas que podem ser reutilizadas, reduzida e reciclada.
devemos respeitar a natureza não jogando lixo nas ruas avenidas e também não jogar lixo perto de rios mares , separar as coisas que pode ser reciclada em outro saco.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE QUE ELE VAI PRESERVA VOCÊ.

Laura Alves Conceição 6 ano

Unknown disse...

muitos lixos podem ser reultilizados como: Plastico, metal, papeis e etc.
By: Pedro Henrique e Maria Eduarda.

Agora sim! já tem dono disse...

garrafas pet podem virar artesanatos,as garrafas de vidro podem ser reaproveitadas sendo lavadas e colocando o liquido novamente,revistas podem tambem virar artesanatos.

gabriel galindo.

Google+ disse...

Quase todo o lixo pose ser reciclado inclusive Plástico, papeis metal
Não devemos fazer coisas que prejudique o meio ambiente
Se não nos sofreremos quando crescermos

DE: Renato

Lygi F disse...

O lixo tem muitas coisa que podem ser recicladas com os papeis,metais,plasticos,vidros etc

BY:Lygi

LucasLFS disse...

O lixo tam vários componentes recicláveis,como Plástico,Vidro,etc.
A coleta seletiva é um bom meio de Reciclar.Separe todos os materiais Papel,Vidro,Metal,Plástico(ETC) E coloque todos em sacos separados.Depois,é só colocar o lixo para fora(Provavelmente tem uma cesta ¬¬).
O que é mais simples de se fazer para reciclar o lixo,são os três R's
Reduzir,Reciclar,Reutilizar.

Lucas Sousa