sexta-feira, 5 de setembro de 2008

05 DE SETEMBRO - DIA DA FLORESTA AMAZÔNICA






Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na Amazônia!
São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.
Além de ser um lugar exuberante, a floresta é também muito importante para a saúde da Terra. São as árvores que limpam o ar que respiramos, pelo processo da fotossíntese, em que as plantas absorvem o gás carbônico do ar e da água para obtenção de energia, eliminando na atmosfera o oxigênio, fundamental à vida. Dizem até que a floresta amazônica é o pulmão do mundo.
Ela é tão grande que ocupa pedaços de nove países: Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Você sabia que a floresta amazônica é a maior e mais rica floresta tropical do planeta?

Pesquisem exemplos da fauna (animais) e também exemplos d flora (plantas) típicas das florestas tropicais, como a Amazônia, e postem.

11 comentários:

LucasLFS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LucasLFS disse...

Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou período de tempo. O termo correspondente para plantas é flora. Flora, fauna e outras formas de vida como os fungos são coletivamente chamados de biota.

Zoólogos e paleontólogos geralmente usam o termo fauna para se referir a uma coleção de animais tipicamente encontrados em um período específico ou lugar específico, por exemplo a "Fauna do Deserto de Sonora" ou "a fauna de Burgess shale".

Paleontólogos se referem a uma sequência de cerca de 80 estágios de fauna, que são séries de rochas contendo fósseis similares.

O nome vem da Romana Fauna, deusa da terra e da fertilidade. Fauna é também o nome dado aos livros que catalogam animais. O termo foi usado pela primeira vez por Lineu como título de sua obra de 1746 Fauna Suecica.

Em botânica, flora é o conjunto de táxons de plantas (geralmente, apenas as plantas verdes) características de uma região. É possível elaborar uma flora de gêneros, famílias ou, mais normalmente, espécies botânicas de um determinado local ou região.

A palavra flora é também utilizada para designar as obras que descrevem as espécies vegetais que ocorrem em determinado território ou região (por exemplo: Flora Brasiliensis e Flora Europaea).

Na mitologia romana, Flora é a deusa das flores e dos jardins.

//By: Ligy e Lukas F.

Anônimo disse...

1] Pesquisem exemplos da fauna (animais) e também exemplos d flora (plantas) típicas das florestas tropicais, como a Amazônia, e postem .

Os pesquisadores Christopher Uhl, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e J. Boone Kauffman, da Universidade de Oregon (EUA), realizaram longos estudos sobre o risco potencial de incêndio em quatro tipos de coberturas vegetais da Amazônia: mata virgem, floresta com derrubada seletiva, floresta secundária e pasto aberto. Os resultados dessa pesquisa foram publicadas na edição de abril de revista científica norte-americana Ecology. Eles estimaram a mortalidade potencial de árvores, em situações de queimada em ampla escala, medindo as propriedades térmicas da casca e do córtex de todas os indivíduos numa amostra de 5 hectares de floresta em Paragominas, município no sul do Pará; um dos Estados mais afligidos por queimadas periódicas.

A principal característica corporal das árvores que as protegem do fogo e do calor é a espessura da casca (cortiça) e do córtex, camadas superficiais que envolvem a medula, ponto sensível do caule do vegetal, pois é por ele que circula água e nutrientes. A medula, e mais especificamente o câmbio, tecido que transporta a mistura de água e açucares que alimenta as células, a uma exposição a uma temperatura de 60oC por mais de um minuto.

Poucas árvores escapariam de incêndio
Conforme a estrutura anatômica da casca, o fluxo de calor pode ser maior ou menor, determinando a resistência da planta ao incêndio. Essa estrutura é um caráter adquirido ao longo do processo evolutivo como resposta ás condições do meio ambiente, notadamente temperatura e umidade. Como na floresta tropical a umidade é maior e o risco de incêndio natural é extramente reduzido, a vegetação não desenvolveu mecanismos naturais de defesa, como ocorre no cerrado.

Das 15 espécies de árvores testadas, típicas de florestas tropicais, apenas 6 sobreviveriam a um incêndio de baixa intensidade. Levando-se em conta que as árvores mais jovens têm casca mais fina e estão mais representadas na população de mata virgem, isso pode representar que 98% das plantas com diâmetro superior a um centímetro seriam mortas num caso de queimada.

Pasto apresenta maior risco de incêndio
Um fator que determina a possibilidade de ocorrência e alastramento de incêndios em meio a vegetação é a disponibilidade e o grau de umidade do combustível. Esse é o termo técnico, usado por Uhl e Kauffman, para se referir ao conjunto de matéria orgânica existente no solo e que queimam com relativa facilidade. Trata-se de árvores derrubadas, capim seco, folhas mortas e outros materiais de origem vegetal e de fácil combustão.

Pastos ameaçam a Amazônia
Em termos quantitativos, ao contrário do que se pensa, não é no pasto que se encontra uma maior quantidade de combustível, mas sim na floresta com derrubada seletiva, onde para se retirar 1,7% das árvores para fins comerciais freqüentemente se matam ou danificam 26% das remanescentes. No entanto, é no pasto que estão as maiores chances de ocorrência de grandes incêndios, pois nele a temperatura média medida foi 10oC maior e a umidade relativa do ar 30% menor que na mata virgem.

Isso faz do pasto, aberto no meio da floresta amazônica, um grande perigo para a vegetação natural que o margeia. Como os combustíveis presentes no pasto ressecam muito rápido, mesmo um dia depois de uma chuva ele já pode queimar, e com isso, danificar progressivamente a vegetação da beira da mata, que acaba sendo vítima como um verdadeiro mingau: comido, lentamente, pelas bordas!.

O estudo de Uhl e Kauffman revelou que, durante os seis meses de estiagem, podem ocorrer incêndios nas clareiras abertas em florestas de derrubada seletiva 5 a 6 dias após a última chuva. Na floresta secundária, com 8 a 10 dias sem chuva o incêndio pode acontecer. Já na mata virgem, a floresta não alterada pela ação humana, a elevada umidade interna impede a combustão espontânea, mesmo após longa estiagem. Ainda que fatores endógenos da mata virgem criem um microclima que virtualmente eliminam os riscos de queimada natural, estes são comuns nas áreas de floresta perturbadas pela ação humana.

Amazônia possui vegetações diferentes
É comum se pensar que a região amazônica seja coberta por um único tipo de vegetação: a floresta tropical úmida. Mas essa afirmação está errada. Mesmo a floresta tropical possui dois grandes tipos de vegetação: as matas de igapó (freqüentemente inundada) e as matas de terra firme (em terrenos mais elevados e raramente inundados).

Além da floresta tropical, que a cobre em grande parte, na Amazônia pode ser encontrada manchas naturais de cerrado, que em algumas áreas mais secas adquire uma aparência de caatinga. Um caso especial de vegetação rasteira é a canga, existente no alto da Serra dos Carajás, a maior reserva mineral do mundo. Nessa serra, que atinge 500 metros de altitude, o minério de ferro aparece à superfície do solo, praticamente inexistente e que pode suportar apenas alguns tipos de plantas rasteiras e capins.

O homem cria novas formações vegetais
Outras formas de cobertura vegetal foram criadas pelo homem. A floresta secundária foi originariamente uma mata virgem que perdeu parte de suas plantas tendo ficado muito aberta e com grande presença de vegetação rasteira (ausente na mata virgem).

A tentativa de exploração racional da floresta, retirando-se apenas as espécies de maior valor comercial, criou as florestas de retirada seletiva. Mas essa pratica nem sempre é realizada com o devido cuidado, resultando em grandes perdas para a vegetação remanescente. Num caso estudado na floresta de Kalimantan (Indonésia) o dossel (camada contínua de copas de árvores) foi reduzido pela metade, tornando a floresta mais seca e propensa a incêndios; além disso, ao se retirarem 4 a 8 árvores/ha, 25 a 50% das outras plantas foram destruídas.

Mais recentemente, com a ocupação intensiva da Amazônia e com a implantação da pecuária, surgiram os pastos. Vegetação mais propensa a queimadas periódicas, tanto naturais como provocadas, impede o brotamento de árvores da mata virgem e o restabelecimento da floresta.

pedro luis,tayane e bruna de siqueira

generos liricos disse...

Animais:cuícas, mutuns, jacus-estalo, sabiás-cica,gambás, tamanduás, preguiças, antas.
plantas:herbacea, epiphyta, in genere parva, Myoxanthus lonchophyllus.




Postado por:Breno e Guilherme^^

Jogos Online disse...

É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.]

para min a floresta amazonica e muito importante para nos a gente depende dela para ter moveis e entre mais coisas...

gabriel fernandes,jarlesson.artur

Anônimo disse...

fauna:

A Amazônia abriga aves, mamíferos, peixes, répteis e invertebrados que
se espalha por rios, lagos, ilhas, praias e florestas, formando um dos mais ricos painéis vivos já vistos pelo homem, uma riqueza incontestável flora:

O Brasil possui a maior biodiversidade vegetal do planeta, com mais de 55 mil espécies de plantas superiores e cerca de dez mil briófitas, fungos e algas, um total equivalente a quase 25% de todas as espécies de plantas existentes. A cada ano, cientistas adicionam dezenas de espécies novas a essa lista, incluindo árvores de mais de 20 m de altura.

lucas leal e gabriel galindo

FreestePE disse...

fauna:mico leao dourado,sucuri,macaco prego,onça pintada.

flora:pau brazil,jacaranda,ipê



carlos e lucas

Unknown disse...

Pesquisem exemplos da fauna (animais) e também exemplos d flora (plantas) típicas das florestas tropicais, como a Amazônia, e postem .

Os pesquisadores Christopher Uhl, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e J. Boone Kauffman, da Universidade de Oregon (EUA), realizaram longos estudos sobre o risco potencial de incêndio em quatro tipos de coberturas vegetais da Amazônia: mata virgem, floresta com derrubada seletiva, floresta secundária e pasto aberto. Os resultados dessa pesquisa foram publicadas na edição de abril de revista científica norte-americana Ecology. Eles estimaram a mortalidade potencial de árvores, em situações de queimada em ampla escala, medindo as propriedades térmicas da casca e do córtex de todas os indivíduos numa amostra de 5 hectares de floresta em Paragominas, município no sul do Pará; um dos Estados mais afligidos por queimadas periódicas.
by.Marilia de siqueira barroso e Laura miranda

Anônimo disse...

Cerca de 930 especies de aves ja foram encontradas na floresta Amazônica.
Animais encontrados na Floresta Amazônia:

Anta, Arara canindé, Ararajuba, Arara, Ariranha, Aruanã, Aves da Amazônia, Bacuripari, Bicho-preguiça...

Plantas encontradas na Floresta Amazônica:

Abiu, Açaí, Andiroba, Andiroba,Flora amazônica, Angelim, Angelim-pedra,flora amazônica, Araçá-boi, Babaçu-do-amazônas, Bacaba, Breu, Boriti, Camu-camu, Cupuaçu,Flora brasileira...

by:Bruna Suely, Laura Alves, Pedro Henrique e Renato Borges

Anônimo disse...

Na floresta Amaz�nica ,vivem ...
Animais: Mico Le�o Dourado ,Macacos
Tuiuiu,On�a Pintada,etc.
Plantas: jacarand� Ip�Guarana, etc.
Alunas:Rebeka Cavalcanti, Fernanda Hollanda e Marina Soares.

Anônimo disse...

animais:Capivara
planta:genere

Aluna:Mylena almeida