sexta-feira, 14 de novembro de 2008

MICO LEÃO DOURADO



O Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é um primata encontrado originariamente na Mata Atlântica, no sudeste brasileiro e hoje em dia encontra-se em perigo de extinção.

Tem hábitos diurnos e arborícolas. Organizam-se em grupos de até 8 indivíduos e vivem cerca de 15 anos, sendo a maturidade da fêma atingida com cerca de 1 ano e meio e a do macho com cerca de 2 anos, sua época reprodutiva é de setembro a março e a gestação demora cerca de 4 meses e meio, gerando, normalmente, entre 1 e 3 filhotes. O mico-leão-dourado é um animal leve, o adulto pesa entre 360 e 710 gramas, sendo 60 gramas o peso considerado normal para um filhote. São onívoros, o que significa que sua alimentação é muito variada, neste caso comem frutas, insetos, ovos, pequenas aves e lagartos (em cativeiro as aves e lagartos são substituídos por carne). Tem uma pelagem sedosa e brilhante, de cor alaranjada e uma juba em torno da cabeça, o que deu origem ao seu nome popular.



O mico-leão é conhecido popularmente por sauí, sagüi, sagüi-piranga, sauí vermelho, mico e outras denominações regionais.

Animal monógamo, uma vez formado o casal, mantém-se fiel. Entre os micos-leões, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.

Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal, (restam cerca de 1000 no mundo, metade dos quais em cativeiro) a Reserva Biológica de Poço das Antas, que representa cerca de 2% do habitat original da espécie.

Hoje então será feita uma atividade sobre essa espécie que se encontra em extinção. Vocês irão pesquisar para ser postado aqui no blog o maior númedo de informações possível sobre o mico-leão-dourado.

Bom trabalho!

PASSEIO PELO ZOO


Um jardim zoológico, também chamado de zoológico ou simplesmente zoo, é um local específico para se manter animais, selvagens e domesticados, que podem ser exibidos ao público. Nele existem profissionais especializados, como veterinários, que cuidam da alimentação, das jaulas, da saúde mental e física dos animais, entre muitas outras atividades.

Muitas vezes os zoológicos são criticados pelas pessoas que acreditam ser errado manter animais presos em cativeiro, mas outros argumentam que os zoológicos podem ajudar na preservação dos mesmos embora deslocados de seus ecossistemas naturais, tendo suas posições na rede alimentar rearranjadas por humanos.

Os seres humanos criam animais em cativeiro há pelo menos 25000 anos. Os primeiros animais mantidos em cativeiro talvez tenham sido os pombos, há 6500 anos, no Iraque.

A primeira coleção de animais foi provavelmente feita pelos egípcios, há mais de 4000 anos, e possuía 100 elefantes, 70 felinos e milhares de outros mamíferos. Foi fundado na China um enorme zoológico chamado de Jardins da Inteligência, há 3000 anos.



Os primeiros zoológicos eram coleções particulares, geralmente de reis. O zoológico de Paris depois da revolução francesa, foi aberto ao público. No passado os animais eram treinados para se exibirem ao público, mas isso raramente acontece nos dias atuais.

Os zoológicos possuem vários objetivos, dentre os quais estão a pesquisa, a preservação e a educação, sendo que a diversão é o menos relevante. Assim os zoológicos têm o papel de proteger os animais em vez de explorá-los.

Visitar zoológicos é um programa que agrada a família inteira. O Brasil tem zoológicos cheios de atrações, de norte a sul, com visitas monitoradas e várias outras atividades. Conheça o da sua cidade também!

Agora acessem o site: www.zoologicovirtual.com e após passear por ele escolham três animais dos existentes no site.
Em seguida pesquisem novas informações sobre esses animais, a partir dos sites de buscas como o google por exemplo, e postem.
Bom trabalho!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

EXERCÍCIO AVALIATIVO - 4ª UNIDADE

Ao longo de nosso ano falamos de diversos problemas ambientais, e com isso apreendemos que depende muito de nós a preservação de nosso planeta e de nossos recursos naturais.E para isso, é preciso que sejamos pessoas conscientes de nosso papel em nosso planeta.
Porém nem todos têm consciência de seu papel e de sua importância em nossa sociedade e, muitas vezes polui o nosso planeta de diversas formas.

A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que afete a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele. E existem várias formas de poluição:









As imagens acima mostram três tipos diferentes de poluição:

- Poluição Sonora;

- Poluição da água;

- Poluição visual.


vocês irão pesquisar cada um dos tipos de poluição e trazer o maior número de informações possíveis.

Trabalho a ser entregue no dia 24/10.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O DIA DA NATUREZA E DA FAUNA

No dia 4 de Outubro foi comemorado o Dia da Natureza e também o dia dos animais. É muito importante que seja fortalecida cada vez mais a consciência da conservação do meio ambiente e a preservação dos animais.



Utilizando essas duas datas comemorativas, a atividade dessa semana será a continuação do texto abaixo, onde as plantas e os animais resolveram tomar uma atitude.

Certo dia, a natureza,
já cansada de ser maltratada
e, já não vendo mais toda sua beleza,
começou a se sentir mal amada.
As plantas e animais se reuniram
para fazerem uma passeata,
exigindo seus direitos
pois suas vidas estavam ameaçadas!

E todos se reuniram
para uma longa discussão,
animais de todas as espécies,
do maior ao mais pequenino,
suas metas eram uma só:
Queriam salvar seus destinos!...


Agora é com vocês! continuem a história da sua maneira

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

OS MARES E OCEANOS

A superfície do planeta Terra é recoberta por uma imensa massa líquida (cerca de 71%) que alguns chamam de oceano mundial, tradicionalmente dividido em 4 oceanos menores - o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Ártico.
Cada um deles engloba diversas porções menores, chamados de mares, delimitados normalmente por ilhas ou por recortes do litoral.



Os oceanos desempenham papel crucial no equilíbrio natural da Terra, especialmente por atuarem como reguladores térmicos.
Vale salientar também que os oceanos são locais de passagem, de contatos comerciais e culturais e também fontes de recursos bastante diversificados. A tradicional atividade pesqueira e a extração do petróleo têm se verificado de forma cada vez mais intensa. Em função da importância econômica dessas riquezas, a exploração dos espaços marítimos constitui, cada vez mais, objeto de competição internacional.
E é por esse bem tão importante para nós que foi dedicado o dia 12 de outubro - o dia dos mares.

Vocês viram aqui um pequeno resumo sobre essa importante fonte de área de nosso planeta. Mas não somos os únicos a reconhecer a importância dos oceanos e mares, diversos compositores e poetas cientes da importância dos oceanos e mares falaram sobre os eles em sua obra. Pesquisem poemas ou letras de música que falem sobre o mar ou o oceano, ou se preferir produza você mesmo um texto sobre o tema.

O DIA DA ÁRVORE

Durante o mês de setembro foi comemorado o dia da árvore (21 de setembro) e todos nós sabemos que da importância que existe na preservação, não só das árvores como também da fauna. Vale ressaltar a importância em se preservar a flora trás inúmeros benefícios para nós. E a atividade dessa semana consiste justamente em pesquisar alguns benefícios que as árvores nos trazem.



Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Sendo assim, devemos aprender que o dia da árvore deve ser todos os dias, pois a preservação das árvores não se deve ser lembrado apenas no dia da árvore.

Após lerem um pouco sobre a importância das árvores e de sua preservação, chegou a hora de vocês se expressarem. Respondam: NA SUA OPINIÃO POR QUE AS ÁRVORES SÃO TÃO IMPORTANTES?

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

DIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

Durante essa semana será abordado como tema da postagem o Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio. Aí vocês podem está se perguntando: o que seria a camada de ozônio.
A camada de ozônio é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta. Devido ao desenvolvimento das fábricas e indústrias, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono, um tipo de gás que ao chegar na camada de ozônio destrói as moléculas que a formam, causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior.

Nas últimas décadas tentou-se evitar ao máximo a utilização do clorofluorcarbono e, mesmo assim, o buraco na camada de ozônio continua aumentando, preocupando a população mundial. As tentativas de se diminuir a produção do clorofluorcarbono , devido à dificuldade de se substituir esse gás, principalmente nos refrigeradores, fez com que o buraco continuasse aumentando, prejudicando cada vez mais a humanidade. De qualquer forma, temos que evitar ao máximo a utilização desse gás, para que possamos garantir a sobrevivência de nossa espécie.



A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida. Nessa região, principalmente no mês de setembro, quase a metade da concentração de ozônio é misteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenômeno deixa à mercê dos raios ultravioletas uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados, maior que toda a América do Sul, ou 15% da superfície do planeta. Nas demais áreas do planeta, a diminuição da camada de ozônio também é sensível; de 3 a 7% do ozônio que a compunha já foi destruído pelo homem.

Agora, depois de aprender um pouco mais sobre efeito estufa, pesquisem e respondam:

a) O que são os raios ultravioletas?

b) Quais são os danos que esses raios causam em nossa saúde?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O CERRADO BRASILEIRO

Próximo dia 11 de setembro será comemorado em nosso país o dia do cerrado, data essa que serve para que nós pensemos um pouco mais a respeito da preservação desse bioma tão importante para a fauna e flora de nosso país.



Pois bem, a atividade dessa semana será vocês pesquisarem a definição do que é cerrado, um exemplo de de alguma espécie animal (fauna) e algum exemplo vegetal (flora).

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

05 DE SETEMBRO - DIA DA FLORESTA AMAZÔNICA






Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na Amazônia!
São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.
Além de ser um lugar exuberante, a floresta é também muito importante para a saúde da Terra. São as árvores que limpam o ar que respiramos, pelo processo da fotossíntese, em que as plantas absorvem o gás carbônico do ar e da água para obtenção de energia, eliminando na atmosfera o oxigênio, fundamental à vida. Dizem até que a floresta amazônica é o pulmão do mundo.
Ela é tão grande que ocupa pedaços de nove países: Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Você sabia que a floresta amazônica é a maior e mais rica floresta tropical do planeta?

Pesquisem exemplos da fauna (animais) e também exemplos d flora (plantas) típicas das florestas tropicais, como a Amazônia, e postem.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

EXERCÍCIO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL

Leiam esta notícia:

Espaço Ciência comemora Dia do Mangue com muitas atividades

O dia internacional dos manguezais é comemorado no dia 26 de julho, devido ao período de férias escolares, a equipe pedagógica do Espaço Ciência - único museu do mundo a possuir em suas instalações um manguezal natural -, transferiu as atividades de comemoração para o dia 16 de agosto. A intenção é possibilitar a participação de um maior número de estudantes, despertando a conscientização em torno da preservação do ecossistema manguezal, tão presente no Recife.
Com o tema “Salve os manguezais” o evento contará com palestras sobre o ecossistema manguezal, trilha ecológica no manguezal Chico Science, passeios de barco, apresentações culturais e uma palestra especial sobre a biologia, curiosidades, importância e preservação do caranguejo-uçá. Além de tudo isso, durante o evento será inaugurado o jogo “Mangue Limpo”.
O “Mangue Limpo” é a mais nova atividade da Trilha Ecológica do Espaço Ciência, trata-se de um jogo de perguntas e respostas, no qual duas equipes disputam a limpeza do manguezal. Um painel que retrata o manguezal será utilizado para que as equipes, à medida que respondam corretamente as perguntas sobre meio ambiente, possam retirar o lixo do manguezal. Ganha a equipe que conseguir deixar o “Mangue Limpo”. Cerca de 120 estudantes já estão confirmados.


No último dia 26 foi comemorado o dia internacional dos manguezais. Então baseado no tema (O MANGUE), pesquisem o seguinte:

Baseado no tema acima (O MANGUE), pesquisem o seguinte:

1 - Definição sobre Manguezal e sua importância;

2 - Características sobre sua fauna e exemplos;

3 - Características sobre sua Flora e exemplos;




Esse trabalho deverá ser entregue invariavelmente no dia 29 DE AGOSTO e de forma ESCRITA.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

14 DE AGOSTO - DIA DO COMBATE A POLUIÇÃO

A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.



Para deixar mais claro, vamos citar um exemplo: uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com materiais, dejetos e coisas que venham a prejudicar os peixes que ali vivem, chegando a matar algumas espécies. Isso será uma forma de poluição.
No dia 14 de agosto é comemorado o dia do Combate à Poluição. Muita gente não sabe disso, nem sequer pensa em combater a poluição. Mas saibam que isso é muito importante, não só uma vez ao ano e sim diariamente.
A Poluição contamina os rios, o ar e o solo. O ser humano só sobrevive se tiver estes três aliados em perfeito estado. Sem água ninguém sobrevive, sem ar não respiramos, sem comida saudável fenecemos.

Existem inúmeros tipos de poluição. Isso é o que veremos com a nossa pesquisa de hoje.
A atividade dessa semana, será pesquisar e postar a definição e alguns exemplos desse mal que assola nosso planeta.
Exemplo: Poluição Visual é excesso de elementos ligados à comunicação visual.
Alguns Exemplos são cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc.

Vocês podem pesquisar a definição e exemplos dos seguintes tipos de poluição:
- Poluição Atmosférica
- Poluição Urbana
- Poluição da Água
- Poluição do Solo
- Poluição Sonora Entre outros.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

EXERCÍCIO DE REAVALIAÇÃO

A paródia é uma imitação. A maioria das paródias são feitas de forma cômica (engraçadas), de uma composição literária. Em outras palavras é uma imitação, mas de forma que o texto torne-se diferente do original.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.
Para esse exercício de recuperação será feita uma paródia com uma canção do grande Luiz Gonzaga, a canção chama-se XOTE ECOLÓGICO.


Xote Ecológico- Luiz Gonzaga



Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu.

terça-feira, 3 de junho de 2008

BALÕES E QUEIMADAS

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

O uso de balões e fogos de artifício durante São João no Brasil está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais.
Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei devido ao risco de incêndio. Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltados de cinco a sete balões para se identificar o início da festança.



Levantamento do Corpo de Bombeiros do Rio mostra que, no ano passado, dos 8,4 mil incêndios florestais registrados no Estado, 25% foram provocados por queda de balões e que o custo do reflorestamento por ano é da ordem de R$ 21,6 milhões. Em 2007, a maior incidência de incêndios foi registrada nas regiões do Vale do Paraíba e Serrana.

Os balões juninos são perigosos porque não podem ser controlados. Basicamente, eles são feitos de armação de arame, bambu ou ferro encapada com papel, levando internamente uma tocha ou bucha para esquentar o ar dentro do balão e fazê-lo subir. Muitos levam ainda bandeiras, enfeites ou até mesmo fogos de artifício em suas caudas. Dependendo da sua estrutura e das condições atmosféricas, os balões podem alcançar grandes distâncias e altitudes. Quando caem, os prejuízos podem ser incalculáveis. Existem vários riscos que são causados pelos balões, como por exemplo:
Incêndios florestais e Incêndios em áreas urbanas.

Você também pode fazer a sua parte de forma bem simples:
Basta não soltar balões e procurar comunicar àqueles que você conhece que além de vários danos que ele pode causar ao meio ambiente, também é crime soltar balão.

Agora vocês irão pesquisar outros tipos de riscos que podem ser provocados pelos balões e, em seguida, postarão aqui.

05 DE JUNHO - DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE



A organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a Conferência de Estocolmo (Suécia), em 5 de junho de 1972 e, pela importância de suas recomendações a respeito do meio ambiente e pela repercussão internacional que a conferência teve, a Assembléia Geral da ONU declarou 5 de junho o Dia Internacional do Meio Ambiente.

Preservar e defender o meio ambiente, ajudar a sobrevivência de qualquer vida, mesmo a mais insignificante, não é apenas um assunto de moda; é uma preocupação que deve ser levada a sério em qualquer sociedade.

Não faltam leis de proteção às florestas, as quais dispõem sobre mineração, as que estabelecem normas para o uso de poluentes, conservação do solo, proteção à fauna terrestre e aquática. Todavia os nossos mares continuam sendo poluídos, as florestas saqueadas, os campos queimados, animais caçados etc.

Então responda:
Por que será que mesmo existindo leis para proteger o meio ambiente ainda existe tanta destruição? Dê sua opinião a respeito dp assunto.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

RECICLAGEM DO LIXO - MUITO MAIS QUE UMA SOLUÇÃO

Na semana de 26 a 30 de maio, iremos abordar o tema sobre a importância da reciclagem.
Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estão se esgotando. Mesmo assim, o assunto parece não interessar grande parte da população, o que é lamentável.
Para compreendermos a reciclagem é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados. Tendo em vista o tempo de decomposição natural de alguns materiais como o plástico (450 anos), o vidro (5.000 anos), a lata (100 anos), o alumínio ( de 200 a 500 anos), faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.
Atualmente a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. O que fazer e onde colocar tanto lixo é um dos maiores desafios deste final de século.



Benefícios da reciclagem
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.
Todo lixo produzido, normalmente é recolhido pelos caminhões e levado até as centrais de reciclagem e lá é separado e classificado para o reaproveitamento. Muitas famílias sobrevivem da venda deste material. A separação do lixo, orgânico (molhado) do inorgânico (seco), é importantíssima para o processo da reciclagem, uma vez que, quando misturado dificulta no processo de "garimpagem" dos catadores de lixo.
Nosso papel neste processo é muito simples: separar o lixo que produzimos. Não é possível reciclar em quantidades significativas se não houver, dentro de nossas casas, empresas e outros estabelecimentos, a separação do lixo por tipos de materiais.
Algumas constatações merecem destaque por sua importância: as garrafas de refrigerantes (PET) são transformadas em tecido para fazer calça jeans; uma tonelada de plástico reciclada economiza 130 quilos de petróleo; depois de reciclado, o plástico ainda pode virar carpetes, mangueiras, cordas, sacos, pára-choques; reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la; diversos tipos de papéis podem ser reciclados 7 vezes ou mais. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a reciclagem proporciona à sociedade, à economia, e ao meio ambiente.

Baseados no texto acima, pesquisem para a próxima aula, exemplos de materiais que podem ser reaproveitados (reciclados). Além de descrever esses materiais, mostre também exemplos de onde esse tipo de "lixo" pode ser reutilizado a partir da reciclagem.
Essa pesquisa deve ser entregue dia 06 de junho/2008. De forma escrita e individual.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

VOCÊ SABIA?

Que, no Brasil, cada pessoa produz entre 300 a 500 gramas de lixo por dia?



O lixo originado nas residências é denominado doméstico ou domiciliar e resulta de atividades cotidianas como: limpar a casa, cozinhar, ir ao banheiro, estudar, etc.. No Brasil, cada pessoa produz entre 300 a 500 gramas/dia, podendo chegar a 1 kg/dia nos grandes centros urbanos, sendo que 50% corresponde a sobras de alimento, ou seja resíduos orgânicos, e os outros 50% corresponde a materiais descartáveis.

No decorrer do último século, a população mundial dobrou de tamanho, já somamos cerca de 6 bilhões de habitantes, todos produzindo lixo em maior ou menor quantidade. Em geral, quanto mais rico e industrializado for um país, maior será também a produção e o consumo de descartáveis, consequentemente , a quantidade de lixo produzido por seus habitantes será mais elevada, com plásticos, papéis e latas em abundância.

Quanto mais rico mais sujeira
Em geral, os países mais desenvolvidos produzem mais lixo domiciliar per capita (quilos por dia)

Estados Unidos - 3,2
Itália - 1,5
Holanda - 1,3
Japão - 1,1
Brasil - 1
Grécia - 0,8
Portugal - 0,6


A grande dica é que cada um, enquanto cidadão, pode fazer uma grande diferença com suas pequenas ações.
Algumas medidas podem ser tomadas para ajudar a diminuir o problema do lixo em nosso planeta. Como por exemplo: evitar sempre jogar lixo nas ruas, ou pela janela do carro, Procurar sempre uma lixeira para jogar o seu lixo, ter o hábito de pensar duas vezes antes de jogar alguma coisa no lixo pensando em como poderia reutilizar aquilo que seria descartado, pensar nos nossos hábitos de consumo, e consumir só o que for realmente necessário entre outros maneiras existentes.

Agora responda, que outras atitudes podemos tomar para tentarmos solucionar o problema do lixo em nosso planeta?

terça-feira, 13 de maio de 2008

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É MITO?



Sustentável é aquilo que se pode manter, conservar; é o que pode permanecer e continuar, sem esgotar, a partir dos processos de renovação, de conservação. Sustentabilidade existe no mundo natural, na reciclagem da matéria. Os elementos químicos que formam o ar atmosférico, as rochas, o solo e a água são utilizados inicialmente pelos produtores, passam pelas cadeias alimentares, e os detritos, são decompostos pelos microorganismos, principalmente bactérias e fungos, sendo devolvido ao meio ambiente, e assim estão prontos para serem reutilizados, em um processo contínuo. A reciclagem, palavra de ordem da natureza é um dos fatores de equilíbrio que deveria ser imitado pela sociedade humana.

Pensar em desenvolvimento sustentável requer, em primeiro lugar, refletir sobre qualidade de vida. Muitas pessoas traduzem qualidade de vida como qualidade de produtos a serem consumidos e acumulados pelos indivíduos. Ao mesmo tempo, comparam a natureza a um grande supermercado, onde os produtos estão dispostos para serem tomados, independentemente de suas características e possibilidades de renovação e de sua articulação com os demais intensas prateleiras.

No entanto, percebe-se hoje, com mais clareza, que não existe espaço, suficiente no planeta para abrigar todo o resíduo das atividades humanas. Esse resíduo, conhecido simplesmente como lixo, é resultado de produção e consumo desenfreado, em nome de tecnologia, conforto e bem estar do ser humano. No entanto, começamos a defrontar com um grande problema: nem os princípios de reciclagem – reduzir, reutilizar e reciclar –, se fossem bem seguidos, poderiam nos livrar do problema do lixo. É preciso refletir não somente sobre esses três importantes princípios.

(TOMÉ, Maria Vitória Ferrari.www.redeambiente.org.br )



Interpretando o texto:


1 – A autora do texto que você acabou de inicia-o com uma definição. Transcreva-o com uma definição. Transcreva do texto a definição que ela dá para sustentável.

2 – Qual o problema que ela apresentou no segundo parágrafo?

3 – Quais os princípios da reciclagem presentes no texto?

4 – O texto fala sobre o que?

domingo, 27 de abril de 2008

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS

Ao realizar estudos no rio Tocantins, entre 1999 e 2003, o pesquisador especializado em biologia aquática Geraldo Mendes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), catalogou 217 espécies de peixes. Na pesquisa, ele constatou que diversas espécies foram afetadas pela construção da hidrelétrica de Tucuruí.

Os resultados dessa pesquisa fazem parte de livro de sua autoria “Peixes do Baixo Rio Tocantins: 20 anos depois da usina hidrelétrica de Tucuruí”. Preocupado em mapear o impacto da ação do homem nos meios aquáticos, Mendes registra a importância de se preservar esse recurso. “A contribuição tem que ser individual, cada um deve ter o compromisso sério, intransferível de economizar água”, observou.

Com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da água na vida do ser humano e para o meio ambiente, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1993, 22 de março como o Dia Mundial da Água.

Metade da população enfrenta, hoje, problemas de abastecimento hídrico. Muitas fontes de água estão poluídas ou secaram: 97% da água existente no planeta Terra é salgada, e 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% é de água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. Além disso, 1% da água doce corre o risco de acabar.

Da água, surgiram as primeiras formas de vida e dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água e retê-la em seus próprios organismos. A água é fundamental para o planeta terra, e a evolução dos seres vivos sempre dependerá da disponibilidade desse recurso.

O texto acima fala da importância da preservação das águas em nosso planeta. Baseado no texto acima, foi selecionada uma bela canção composta por Guilherme Arantes nos anos 80, para que seja produzido a partir do Microsoft Power Point, slides para uma apresentação posterior.



Planeta Água

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Boa sorte!!!

PENSE...

terça-feira, 22 de abril de 2008

DIA DO PLANETA TERRA


Durante essa semana, no 22 de Abril, foi comemorado o dia do planeta terra. Foi durante a semana que tivemos o dia do único planeta do Universo onde temos a certeza da existência de vida, o nosso, o planeta Terra. Cabe a cada um de nós, garantir que as condições de vida perdurem para as gerações futuras.
Sendo assim, que tipo de atitude devemos tomar para a preservação de nosso planeta e para que no futuro, outras gerações possam ter uma qualidade de vida melhor?
Produzam um texto com no mínimo 10 linhas.

terça-feira, 18 de março de 2008

GÊNEROS LITERÁRIOS - EXERCÍCIOS

Segundo o site Wikipédia:

01) O gênero lírico na maioria das vezes é expresso pela:

a) Poesia.
b) Jornal.
c) Cinema.
d) Show.
e) Novela.


02) O gênero dramático geralmente é composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de:

a) Música.
b) Peça de teatro.
c) Poesia.
d) Novela.
e) Cinema.


03) Soneto é um texto em poesia com:

a) 10 versos.
b) 12 versos.
c) 13 versos.
d) 14 versos.
e) 11 versos.


04) A sátira é um texto de caráter ridicularizador, podendo ser também uma crítica indireta a algum fato ou a alguém. Segundo o site, um bom exemplo pode ser:

a) Canção.
b) História.
c) Piada.
d) Filme.
e) Teatro.


05) Geralmente a fábula tem por finalidade transmitir:

a) Alguma lição de moral.
b) Alguma crítica.
c) Alguma estória.
d) Alguma mensagem.
e) Algum elogio.


Conforme as pesquisas feitas durante as semanas anteriores, respondam:

06) Segundo Aristóteles, os gêneros literários são geralmente divididos em:

a) Real, ficção e comédia.
b) Narrativo, lírico e dramático.
c) Circo, Novela e teatro.
d) Real, sonho e filme.
e) Narrativo, subjetivo e adjetivo.


07) No gênero narrativo, as narrativas utilizam-se de diferentes linguagens. São elas:

a) Gestual, conto e romance.
b) Verbal, novela e crônica.
c) Romance, epopéia e novela.
d) Crônica, fábula e conto.
e) Verbal, gestual e visual.


08) Leia abaixo um soneto de Gregório de Matos:

"Um soneto começo em vosso gabo;
Contemos esta regra por primeira,
Já lá vão duas, e esta é a terceira,
Já este quartetinho está no cabo.

Na quinta torce agora a porca o rabo:
A sexta vá também desta maneira,
na sétima entro já com grã canseira,
E saio dos quartetos muito brabo.

Agora nos tercetos que direi?
Direi, que vós, Senhor, a mim me honrais,
Gabando-vos a vós, e eu fico um Rei.

Nesta vida um soneto já ditei,
Se desta agora escapo, nunca mais;
Louvado seja Deus, que o acabei".

Assinale a alternativa incorreta:

a) A sátira é um gênero que pretende despertar o riso do público.
b) Além do divertimento, a sátira pretende moralizar a sociedade.
c) Podemos afirmar que este gênero é conservador.
d) O conservadorismo da sátira está no fato que pretende punir, através do ridículo, aqueles que transgridem as leis sociais.
e) A sátira é um gênero revolucionário que pretende abolir as instituições estabelecidas como a Igreja e a Monarquia.


09) Ainda sobre o soneto acima, assinale a alternativa incorreta:

a) O poeta faz uma brincadeira com as próprias regras do soneto.
b) O personagem é satirizado pois não tem nenhuma qualidade digna de louvor, por isso, compor o poema é algo penoso e difícil para o poeta.
c) O personagem é cheio de virtudes, o que tornar extremamente difícil fazer-lhe um elogio à altura de suas qualidades.
d) O personagem é vítima da sátira, pois pretende obter honrarias (no caso um soneto) em sua homenagem para as quais ele não é digno.
e) Ao ridicularizar o personagem, o poeta mantém uma posição conservadora, pois repõe a ordem social no lugar.


10) O gênero épico é formado por obras (em verso ou em prosa) de extensão maior, em que um narrador apresenta personagens envolvidas em situações e eventos. As grandes navegações portuguesas a partir do século XVI também foram representadas em versos escritos na literatura portuguesa do século XVI. Qual o nome mais importante dessa época na literatura portuguesa?

a) José Saramago
b) Eça de Queiroz
c) Luis Vaz de Camões
d) Carlos Drummond de Andrade
e) Paulo Leminski

segunda-feira, 10 de março de 2008

GÊNERO DRAMÁTICO

Utilizando ferramentas de buscas pela internet (sites como o google, por exemplo) vocês pesquisarão algumas definições para o gênero dramático. Após a pesquisa vocês procurarão definir com suas próprias palavras o termo pesquisado para postarem aqui no weblogger. (Lembrem-se que a definição tem que ser diferentes daquelas já observadas em aulas anteriores).
A segunda atividade consiste na pesquisa de exemplos de peças do genêro dramático e seus respectivos autores.
Não esqueçam de no final do cometário postarem seus nomes!

terça-feira, 4 de março de 2008

GÊNERO LÍRICO

Durante essa semana o tema focado será gênero lírico. Vocês devem, como nas semanas anteriores, pesquisar a respeito de tal assunto.
Logo em seguida respondam:
1 - O que é gênero lírico?
2 - dentro do gênero lírico existem três subgêneros que são classificados como partes integrantes do gêneo e são mais conhecidos que o haicai. Quais são?
3 - Cite um exemplo de cada um dos três.
4 - Existem alguns autores que com o passar dos anos se tornaram clássicos da história da literatura mundial e que são classificados como autores do gênero lírico. Cite um exemplo.
5 - Cite dois exemplos de obras que podem ser classificados como gênero lírico desse autor.
Depois de respondido esse questionário, postem aqui no blog suas respostas. Não esqueçam de postar com o nome de vocês.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

TIPOS DE GÊNEROS LITERÁRIOS

Após pesquisar a respeito da definição do que seria gênero literário, durante essa semana iremos pesquisar quais são os gêneros existentes, como ele se classificam e posteriormente iremos pesquisar uma obra correspondente a cada uma dos gêneros existentes.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

GÊNEROS LITERÁRIOS



Em nossa primeira aula iremos pesquisar a respeito sa definição acerca dos gêneros literários, escreva com suas palavras, a partir das fontes que você consultou, uma definição para o termo GENÊRO LITERÁRIO e o publique em nosso blog.